Como estar por dentro da LGPD na leadlovers
Atualizado
Atualizado
Objetivo: Mostrar como se adequar na prática à LGPD utilizando a leadlovers.
Com a chegada da lei, os responsáveis pela coleta e administração de dados de pessoas, físicas ou jurídicas, precisam se adaptar. A base legal mais comum para tratar os dados de um lead é a do consentimento do titular, onde o dono dos dados fornece a permissão específica e direta para o tratamento de suas informações baseado na finalidade específica.
Por isso, a comunicação de forma geral tem que ser adaptada para ser mais clara e objetiva, principalmente, no momento da coleta das informações.
Sem mencionar que a necessidade de motivos legais implica no fato que qualquer forma de obtenção de dados sem base se torna ilegal aos olhos da lei, colocando fim em práticas como compras de lista de leads.
Entenda o que é e o que mais muda para você com a LGPD.
Agora vamos ver as funcionalidades dentro do sistema da leadlovers que te adaptam a lei.
Consentimento via checkbox (caixa de seleção)
Toda e qualquer captura deve estar acompanhada de um campo no formulário, uma checkbox (caixa de seleção) ou um campo de escolha, que permita que o lead expresse seu consentimento de maneira explícita e direta.
A checkbox é aquela caixinha que fica ao final do formulário que o visitante da página clica antes do botão que completa o cadastro. Na frente da caixinha tem um texto que informa com o quê exatamente o lead está consentindo ao se cadastrar nesse formulário.
Na leadlovers é possível habilitar o uso da checkbox direto nas configurações das páginas ou dos formulários de captura. Você pode personalizar o texto e adicionar um link para páginas de Termos de Uso/Políticas de Privacidade. Confira como adicionar a checkbox em seu formulário nesse tutorial aqui.
Para poder inserir um campo desse na captura é preciso utilizar um Formulário Dinâmico onde o Tipo do Campo pode ser o de Seleção ou de Escolha Única.
No tipo Escolha Única, as opções que o lead tem ficam todas à mostra, já no tipo Seleção, as mesmas ficam ocultas sendo necessário clicar na setinha para visualizar as demais opções. As opções dos campos são listadas por ordem alfabética.
Importante: No caso do uso da opção de escolha em seu formulário, de acordo com a lei, a opção padrão precisa ser sempre a negativa (não, não aceito, não concordo, etc.).
Se o seu site ou página capturam cookies, essas informações também são consideradas dados pessoais e, em todos os aspectos, devem ser tratadas da mesma forma que os dados registrados por formulário.
Dentro das configurações de suas páginas, você pode inserir para que a mensagem apareça assim que o lead acessar a mesmas. Saiba como aqui.
Com a chegada da LGPD, uma das maiores mudanças está no uso dos dados. De acordo com a lei, não é mais permitido enviar diversas campanhas ou ofertas de produtos diferentes usando os mesmos dados sem o consentimento específico para isso.
Então se você vai lançar uma nova campanha e deseja aproveitar a lista de contatos que já possui capturada, você pode enviar um e-mail contando à seus leads sobre esse nova campanha e que se eles tiverem interesse em receber esse conteúdo também – diferente daquele para o qual se cadastraram – eles precisam confirmar isso clicando em algum botão/link que terá no corpo da mensagem. Os leads que não confirmarem, devem ser retirados dessa segunda lista e continuar recebendo somente o conteúdo inicial que mostraram interesse.
Esse processo é o que chamamos de Dupla Confirmação ou Double Optin.
Finalidade dos dados (políticas de privacidade/termos de uso)
Todas as finalidades da captura dos dados precisam estar evidentes no formulário ou nos termos de uso do mesmo. Para isso, crie uma página de Termos de Uso e/ou Políticas de Privacidade através de nossos editores.
No editor Modelos Prontos, dê uma olhada na categoria Complementares com modelos como o 397 e 393, dentre outros. Já o editor Construtor por blocos, você pode montar suas páginas com as opções da categoria Grid. Enquanto que no Componentes dá pra inserir quantos elementos de texto precisar para seus Termos e Políticas.
O consentimento pode ser revogado a qualquer momento a pedido do titular dos dados, salvo situações que conflitem com o cumprimento de outras bases legais. Por isso, é importante, que seus leads saibam por onde entrar em contato para fazer essa solicitação.
Uma sugestão é ter uma página própria para esse tipo de requisição onde através de um Formulário o lead consiga te contatar. Nessa página você pode utilizar:
um simples formulário Estático com um campo do tipo Mensagem, onde o lead possa escrever suas observações;
ou um formulário Dinâmico com campo de Seleção, em que o lead informa o que deseja fazer com seus dados;
ou, até mesmo, um Chatbot, que dá para o lead enviar mensagem e/ou selecionar uma opção.
Suporte
Se surgir qualquer dúvida ou situação, ou se precisar de qualquer ajuda durante este procedimento, por favor, entre em contato com o nosso suporte!