Como instalar o Pixel do Facebook?

Objetivo: esse artigo mostra como inserir e validar um pixel do Facebook nas páginas ou máquinas criadas leadlovers. Para que serve: o pixel gera dados de rastreamento sobre sua(s) página(s) que podem ser analisados na sua conta do FB Business. Requisito(s) Obrigatório(s): 1. ter o pixel gerado; 2. possuir uma página criada e ativa na leadlovers; 3. definir uma rota válida para o domínio cadastrado na máquina.

Validando o domínio

Antes de começarmos, precisamos confirmar se o domínio no qual você deseja instalar o pixel tem uma rota válida.

Nº1– Nas Configurações da máquina onde seu domínio está, acesse o menu Domínios e Rotas e verifique se a Rota do seu domínio está definida para uma página específica e não como aleatória.

Instalação do pixel

Para facilitar o procedimento, mantenha a leadlovers e sua conta Business do Facebook abertas.

Após validar se seu domínio abre corretamente a página configurada, podemos copiar o código e instalar o pixel na máquina ou em páginas específicas.

Copiando o código

Nº2– Após ter gerado o código do pixel, acesse o gerenciador de eventos do Facebook. Nº3– Selecione o pixel que deseja configurar. Nº4– Clique em “Continuar a configuração do Pixel”.

Nº5– Feito isso abrirá uma pop-up, nela selecione “Pixel do Facebook”. Nº6– Para prosseguir clique em “Conectar”.

Nº7– Agora escolha a opção ”Adicionar manualmente o código do pixel ao site”.

Nº8– Copie o código e guarde-o em um local seguro, o bloco de notas pode ser um excelente aliado.

Definindo o local de aplicação

Agora será necessário definir se a instalação será feita em todas as páginas de um domínio (em toda a máquina) ou se será somente em uma ou algumas páginas específicas, isso vai depender de sua estratégia de metrificação. Mostraremos as duas formas a seguir.

Em todo o domínio ou máquina

Se você deseja metrificar o Pixel em sua máquina, deve realizar a instalação direto nas configurações gerais da mesma.

IMPORTANTE: Este método replica os códigos inseridos em todas as páginas presentes em sua máquina.

Nº9– Volte à leadlovers na máquina em que está instalando o pixel. Nº10– Vamos para a aba “Configurações”. Nº11– Acesse a seção “Scripts Globais (HEAD)”. Nº12– Cole aqui o código copiado no passo Nº11. Caso você já possua outros códigos adicionais em sua máquina, não se preocupe, basta pular uma linha dando Enter e colar abaixo, como no exemplo. Nº13– Salve as configurações.

Código inserido com sucesso na máquina e aplicado em todas as páginas da mesma! Agora é preciso testar a aplicação do pixel, pois a validação do mesmo é essencial para o funcionamento.

Em páginas específicas

O método a seguir é para configurar o pixel em somente uma página. Caso deseje configurar o pixel em algumas páginas específicas, precisará repetir este método página por página.

Nº9– Agora acesse a leadlovers, e na máquina em que se encontra a página onde deseja inserir o pixel, vá até a aba “Páginas”. Nº10– Ao lado da miniatura da página existe um ícone de engrenagem, clique sobre ele. Nº11– Escolha a opção “Configurações”.

Nº12– Vá até a aba “Configurações avançadas”. Nº13– No campo “Scripts do Cabeçalho (HEAD)” cole o código de seu pixel. Caso você já possua outros códigos adicionais em sua página, não se preocupe! Basta pular uma linha dando Enter e colar abaixo, como no exemplo. Nº14– Salve as configurações feitas.

Feito isso, o pixel está instalado na página! Depois disso é preciso testá-lo, pois a validação do mesmo é essencial para o funcionamento.

Testando o pixel

Existem 2 formas de testar se o pixel foi corretamente aplicado. A primeira é dentro do próprio FB e também agiliza na validação do pixel que veremos depois. O segundo jeito é através de uma extensão do Google Chrome e pode ser mais “na mão” se você tiver feito a instalação manual do código. Pois basta acessar o link da página/domínio e, pela extensão do próprio navegador, já consegue confirmar se o código está ou não inserido em seu domínio/página.

Via Eventos de Teste

Nº15– Volte ao Facebook e, na tela em que copiamos o código do pixel, clique em “Cancelar” para voltar à Visão Geral do Pixel. Nº16– Confirme o cancelamento da edição.

Nº17– Você será redirecionado para essa tela principal do pixel. Vá para a aba “Eventos de Teste”.

Nº18– Se fez a instalação em toda a máquina, insira seu domínio. Caso tenha feito em somente uma, insira o link da página na qual aplicou o código do Pixel. Agora, se feita em páginas específicas, cada uma precisará ser testada individualmente, inserindo e validando link por link. Nº19– Clique em “Abrir site”.

Nº20– Feito isso abrirá sua página em uma nova guia, basta aguardar que ela carregue totalmente e então fechá-la.

Após fechar a página, a tela do Gerenciador de Eventos ficará dessa forma caso tudo tenha dado certo. Isso significa que o Facebook localizou o Pixel e seu evento padrão “PageView” (visualização de página).

Via Extensão do Google Chrome

Instalando a extensão do Facebook

Agora iremos instalar a extensão Facebook Pixel Helper. Se utilizá-la, poderá validar a configuração e terá um maior êxito.

Nº15– No navegador Google Chrome, acesse o hyperlink direto da extensão: Facebook Pixel Helper. Nº16– Clique em “Usar no Chrome”.

Nº17– Abrirá uma pop-up, nela selecione “Adicionar Extensão”.

Feito isso, a pop-up será atualizada e a extensão ficará da forma mostrada na imagem abaixo.

Ferramenta instalada com sucesso!

Testando pela extensão

Nº18– Acesse a página ou domínio configurado no navegador Google Chrome. Nº19– Abra a extensão, nela mostrará o ID do pixel e também o evento “PageView” que vem pré-configurado.

Validando o Pixel

Quando o pixel for validado pelo Facebook, a tela inicial dele terá um gráfico semelhante a esse:

Caso ainda não tenha recebido eventos ele estará dessa forma:

Importante: O dashboard do Facebook pode levar até 24 horas para atualizar. Então, caso você tenha seguido todos os passos desse tutorial e o gráfico ainda não esteja aparecendo, aguarde o período de um dia e consulte novamente a sua tela.

Caso não apareça o pixel configurado, revise os passos desse tutorial. Se ainda assim não funcionar, entre em contato com nosso time de suporte.

Próximos passos

E se você chegou até aqui e deseja também utilizar outros eventos em suas páginas, mostramos como fazer nesse tutorial.

Suporte

Se surgir qualquer dúvida ou situação, ou se precisar de qualquer ajuda durante este procedimento, por favor, entre em contato com o nosso suporte!

Atualizado