Como fazer apontamento de domínio no Google Domains

Objetivo: Ensinar como fazer o apontamento de domínio no Google Domains. Para que serve: Com o domínio apontando para a leadlovers, é possível cadastrá-lo em uma Máquina ou Produto EAD.

Requisitos Obrigatórios:

1. Possuir um domínio próprio comprado.

2. Ter acesso à zona DNS do seu domínio.

IMPORTANTE:

  • Os passos à seguir devem ser feitos somente se o seu domínio for administrado pelo Google Domains. Se ele estiver sob administração de outro serviço, é preciso que as configurações sejam realizadas no Painel de Controle específico deste segundo serviço.

  • Nesse artigo aqui nós mostramos como você pode confirmar qual é o painel do seu domínio.

  • Caso seu domínio já seja utilizado para abrir um site feito em outra plataforma, apontá-lo para o nosso IP fará com que ele não abra mais estas páginas. Seu site externo sairá do ar!

  • Se deseja manter seu domínio principal na forma como está, você pode criar uma entrada do tipo subdomínio. Clique aqui e veja nosso passo a passo, ensinando a criar um subdomínio!

Apontando o domínio

Atenção: Se o seu domínio já está apontado para outra plataforma, realizar o processo a seguir tirará seu site externo do ar. Para manter o seu site atual como está e também usar o mesmo domínio na leadlovers, crie uma entrada de subdomínio.

1. Acesse o seu painel do Google Domains e clique no menu DNS.

2. Expanda a seção Registros personalizados e verifique se já tem dados criados em sua Zona DNS. Caso tenha, é de extrema importância que você abra o menu abaixo e siga o passo a passo descrito dentro dele antes de continuar.

Se a sua zona DNS já tiver entradas criadas, primeiro siga à risca essas orientações:

  1. Encontre a entrada do tipo A que o Nome do Host esteja preenchido somente com o seu domínio. Copie o número de IP que está logo ao lado dela no campo Dados e salve-o no Bloco de Notas.

  2. Localize os registros do tipo CNAME que tem o campo Dados preenchido com o seu domínio, se tiver alguma informação diferente pode desconsiderar. Copie o primeiro nome de todas elas (o que vem antes do seu domínio, exemplo: ftp.seudominio.com) e salve no Bloco de Notas junto com o IP do passo anterior.

  3. Exclua todas as entradas que localizou até agora, ou seja, as entradas A e CNAME que estão apontadas para o seu domínio.

  4. Crie novos registros com os dados que salvou. Em Nome do Host coloque o nome das entradas CNAME que guardou no passo 2 (crie um registro novo para cada entrada salva), em Tipo selecione A, em TTL preencha o valor 14400 e em Dados insira o IP que salvou na etapa 1 Agora, siga para o passo 3.

Caso a zona DNS esteja sem nenhum dado, prossiga direto para o passo 3.

3. Crie um novo registro com os seguintes dados:

Nome do host: @ Tipo: A TTL: 14400 Dados: 213.136.68.210

4. Ainda com o registro aberto, clique logo abaixo na opção + Adicionar mais campos neste registro e insira o também IP 213.136.70.54. Salve as alterações.

5. Para criar a entrada www (assim o seu domínio abrirá tanto com quanto sem www), clique em Criar novo registro e preencha com os seguintes dados:

Nome do host: www Tipo: CNAME TTL: 14400 Dados: insira o seu próprio domínio, sem https:// ou www. Exemplo: dominio.com.br

6. Salve as configurações.

7. As entradas criadas devem ficar similares às do print abaixo. Para editá-las, clique em Gerenciar registros personalizados.

Cadastrando o domínio na máquina

O próximo passo é adicionar este domínio na sua máquina! Clique aqui e veja o passo a passo.

Suporte

Se você tiver dúvidas na configuração do seu provedor, dê uma olhada se eles possuem um suporte disponível para te auxiliar. E lembre-se: você sempre pode contar conosco

Atualizado