Double opt-in, opt-in e soft opt-in.
Objetivo: Melhorar o relacionamento com os provedores de email e ter uma melhor entrega.
Para que serve: Entender a diferença de autorizações utilizadas pelo provedor.
Requisitos obrigatórios:
Máquina criada;
Ter uma conta de email ativa para disparo.
Você já conhece a diferença entre esses 3 termos?
Os provedores de e-mails se baseiam em diversos fatores para definir se você é confiável ou não, uma parte deles são configurações e fatores técnicos como DNS de e-mail, também do histórico dos filtros deles, e boa parte desse histórico é formado pelo feedback e comportamento dos usuários desse provedor com relação ao seu envio ou conteúdo semelhante ao seu. Todos eles fazem referência ao tipo de “autorização” que o lead fornece a você no momento da captura, sem elas, fica mais difícil do provedor entender que você não envia spam e que seu conteúdo é relevante para o seu lead!
Os 3 tipos conhecidos são:
Opt-in
Esse é o tipo mais comum de “autorização” por parte do lead, o opt-in é basicamente qualquer tipo de captura que ocorra por um preenchimento de dados em um formulário por parte do lead.
Preenchendo o formulário com seus dados para receber algum conteúdo informativo, acessar alguma página com conteúdo em vídeo ou se inscrever em uma lista, o lead o autoriza a enviar e-mails para ele. Contudo, essa informação precisa estar o mais clara possível na página de captura ou formulário e o lead precisa entender que poderá se descadastrar e deixar de receber o conteúdo assim que desejar.
Recomendamos que você peça ao lead que sempre verifique sua caixa de promoções e spam, e caso a encontre lá, marque como “não é spam”, isso ajuda as entregas futuras a evitar o filtro do provedor.
Double op-tin
Esse tipo é conhecido popularmente como dupla confirmação. Aqui o seu lead vai se inscrever em seu formulário, como no opt-in. Porém, nessa opção você vai informá-lo, geralmente usando uma página de próximos passos, que ele receberá um e-mail que exige uma confirmação de cadastro/interesse. Assim o seu lead prova estar ciente de que irá receber seu conteúdo em um futuro próximo e fornece informações ao seu provedor, pelo simples ato de abrir e clicar no link do seu e-mail, que você seu endereço de e-mail confiável.
Esse tipo de interação ajuda não apenas a garantir que você não venha a ter problemas futuros com spamtraps e leads frios, mas também ajuda a construir uma reputação saudável com seus leads e com os provedores de cada um deles.
Dica: veja como criar um funil double opt-in de forma fácil com esse passo a passo
Soft opt-in
Esse termo talvez não seja o mais conhecido, porém ele está presente em muitos casos. O soft opt-in consiste em capturas provenientes de outros contatos que não sejam páginas ou formulários de captura.
Sabe aquele benchmarking que você participou? Aquele encontro onde conseguiu contatos para networking, lives, palestras, reuniões, feiras de negócios, enfim, qualquer meio de conseguir contatos de possíveis leads se enquadra aqui.
De certa modo podemos dizer que essa é uma forma “não oficial” do seu contato te autorizar a enviar e-mails para ele. Contudo precisa haver bom senso das partes envolvidas. Mesmo que não haja uma opt-in ou double opt-in por parte desse contato, o ideal é informá-lo, mesmo que verbalmente sobre a possibilidade de receber o seu conteúdo e, após isso, contanto que ele tenha interagido com o seu envio, ele estará incluído em sua lista e recebendo os próximos e-mails como os demais.
Dica: Evite enviar mais do que 2 ou 3 e-mails de confirmação ao mesmo lead, se ele não abrir os dois primeiros, os demais envios começam a prejudicar a sua reputação, resultando em bloqueios de envio.
Assim fica mais fácil entender como manter uma comunicação saudável com seus leads e ainda garantir a saúde da sua lista!
Atualizado