7 formas de evitar que seu e-mail caia em spam
Para ajudar você que está buscando entregar menos na caixa de spam e mais na caixa de entrada, estas 7 formas de evitar que seu e-mail caia em spam podem ser utilizadas como um checklist que vai te guiar para que consiga aplicar estas boas práticas de envio de e-mail no seu projeto ou sua campanha na leadlovers.
Ter uma boa entrega de e-mails depende de diversos fatores. Coisas que podem determinar se seu e-mail vai para spam podem ser: palavras chave na copy pré-definidas pelos filtros de spam, domínio com má reputação ou em blacklist, ausência de chaves de autenticação no DNS do domínio usado para remetente dos e-mails, e alguns outros pontos que estão destacados e explicados a seguir.
Verifique as 7 formas de evitar que seu e-mail caia em spam:
Remetente de envio dos e-mails Configurações de DNS de e-mail Reputação de conta de e-mail Higienização/Manutenção da lista Copy de e-mail IP Dedicado Teste de envio
Remetente de envio dos e-mails
Você pode cadastrar qualquer conta de e-mail para realizar envios em sua conta, contanto que ela esteja ativa (enviando e recebendo e-mails), como contas @gmail por exemplo, porém recomendamos fortemente que, a fim de atingir o máximo desempenho de entrega, você utilize uma conta de e-mail de domínio próprio, ou seja, uma conta de e-mail que utilize o seu domínio para realizar os envios.
Você pode adquirir um plano com sua hospedagem ou utilizar o zoho.com para criar uma conta gratuita, mediante a configuração (contate o suporte para mais informações).
Configurações de DNS de e-mail
Após a ativação da conta você precisa configurar o dns da sua conta de e-mail para ter o melhor desempenho possível em seus envios, para isso você precisa acessar o nosso wiki e pesquisar por “dkim” no campo de busca, ele mostrará todos os artigos disponíveis que auxiliam na configuração de acordo com a sua hospedagem de domínio, caso a sua hospedagem não esteja aí, entre em contato com o suporte.
As configurações a serem realizadas são: DKIM SPF MX DMARC
Em um breve resumo, os registros acima servem para dizer aos provedores de e-mail que sua conta de e-mail é “confiável”, são autenticações e validações internas.
O registro DMARC é um pouco diferente, ele irá gerar relatórios de entrega após a configuração que serão entregues no e-mail que você configurar no final do seu registro. Essa configuração afeta todos os provedores, mas tem grande impacto em e-mails do gmail, hotmail e outlook.
Para realizar essa configuração você pode:
A – fazer você mesmo com o auxilio de um tutorial passo a passo. Clique aqui e acesse o tutorial.
B – solicitar ajuda do suporte leadlovers para configurar para você (basta contatar o suporte).
Reputação de conta de e-mail
Toda conta de e-mail tem sua reputação, ela vai de 100% a 0% e é uma média dos envios dos últimos 30 dias realizados por essa conta.
A reputação do e-mail sofre alterações constantes por ser um média dos envios, portanto se houver muitos envios “mal sucedidos” (e-mails com erro, bounces, etc) a reputação tende a baixar, para aumentá-la, basta realizar envios bem sucedidos. Mantendo a higienização da sua lista em dia será fácil manter a reputação alta.
A reputação funciona da seguinte forma:
Se você acabou de cadastrar e ativar uma conta a reputação dela será 100%.
Você realiza 3 envios utilizando essa conta, 2 deles falham e 1 é bem sucedido. Como foram apenas 3 e-mails sua média ficaria em 33,3% (dois envios falharam, um deu certo).
A partir daí a reputação sobe ou desce de acordo com os próximos envios.
Higienização/Manutenção da lista
Leve em consideração que ‘leads quentes’ são leads que interagem com os envios e ‘leads frios’ exatamente o oposto, os que não interagem.
O sistema identifica se o lead é válido (apto a receber) no momento da captura (via formulário), o resultado pode ser visto no status do lead.
Nas importações de lista são verificados apenas critérios básicos e formatação (e-mails em formato incorreto ou formatação fora dos padrões interferem na importação).
É imprescindível que os leads frios sejam tratados de alguma forma, pode ser removendo eles de sua lista de envios ou isolando-os em algum lugar de sua conta para que não hajam envios. Você pode utilizar o método de double optin (dupla confirmação) para prevenir que esses leads corram soltos em seus funis, ou para oferecer uma nova oportunidade para se tornarem leads quentes.
Além de prejudicar a reputação de sua conta,leads frios podem conter/gerar erros que podem prejudicar a reputação do seu domínio e de um dos nossos ips de envio.
Existem algumas funções que auxiliam nessa limpeza, além do double optin previamente citado nós disponibilizamos a limpeza de lista.
De qualquer forma é de extrema importância que utilize qualquer método de sua preferência para manter sua lista “limpa”.
Copy de e-mail
Esse assunto é um pouco extenso e algo interessante a se fazer é procurar por dicas no google, porém os fatores mais importantes a serem considerados são:
– Evite títulos de e-mail e conteúdo em CAIXA ALTA ou com muitos caracteres especiais (!!!!. ????, !@#%$¨&).
– Evite títulos e conteúdo com palavras que remetam a e-mails automáticos, como “PRESENTE”, “BÔNUS”, “SUPER PROMOÇÃO”, etc.
– A proporção de IMAGEM x TEXTO do seu e-mail deve ser de 50/50 (meio a meio), se possível, sempre mais texto do que imagens.
– Evite colocar links “puros” (links assim: http://google.com), insira sempre por hiperlink ou em algum botão ou imagem no conteúdo.
– Evite ter links quebrados (incorretos por digitação ou que não levam mais a lugar algum).
– Títulos ou conteúdos muito extensos costumam ser bloqueados pelos filtros dos provedores.
– É possível utilizar HTML em e-mail, porém CSS e JavaScript geralmente caem nos filtros dos provedores, além de serem incompatíveis com a maioria deles.
IP Dedicado
Os envios de todos os nossos usuários são realizados a partir de ips do nosso sistema, eles são compartilhados por diversos usuários e existe uma rotação desses ips. A taxa de entrega desses ips é boa, mas não se compara a um IP Dedicado.
O serviço de IP dedicado é um plano a parte, após contratado configurações são realizadas em sua hospedagem para que todos os envios sejam realizados de um ip fixo, o que aumenta a “confiabilidade” dos seus envios em relação aos provedores dos leads, possibilitando que sua taxa de entrega de vir a melhorar (vale lembrar que somente possuir um IP dedicado não garante a entrega na caixa de entrada).
Você pode adquirir o ip dedicado e outros upgrades na tela de upgrade de conta ou entrando em contato com o suporte leadlovers.
Teste de envio
Nós utilizamos dois métodos para verificar a entregabilidade do seu e-mail, considerando todos os aspectos anteriores e mais diversos outros:
1 – Mail-tester é uma ferramenta que faz uma avaliação de todos os aspectos de sobre a entregabilidade do seu email e lhe dá uma nota de 0 a 10, apontando brevemente os principais problemas (se houverem) para que você possa realizar a correção e melhorar a nota.
Prós:
Fácil de usar (veja como utilizar).
Layout amigável.
Mostra quais os aspectos incorretos.
Contras:
Descrições dos problemas são muito breves/rasas.
Tem um limite de 3 testes por dia.
2 – Relatório de Entrega, como segunda opção, é uma função dentro do seu LeadLovers que utiliza créditos para criar um relatório de desempenho de entrega entre os provedores mais utilizados pelos nossos clientes.
Prós:
Realiza o teste como um envio real.
Gera nota e aponta quais provedores tiveram qual resultado (com tempo de entrega).
Contras:
Consome créditos que precisam ser comprados antes de realizar os testes.